Booking.com

1 de maio de 2017

A saga de Galópolis: Parte 2 - A vila operária



E Hercules Galló pôs em prática a construção de uma vila operária o estilo inglês. Inicialmente de madeira, as casas começavam a se constituir em um dos alicerces do crescimento da comunidade. Dispostas ao redor de um campo central, onde depois foi erguida a igreja, abrigavam os operários e suas famílias que faziam da empresa uma extensão de suas vidas. Era do empreendimento de Galló e companhia, que saiam iniciativas sociais, como festas comunitárias e outros entretenimentos.
O crescimento do negócio e a chegada de profissionais mais gabaritados e e exigentes é um dos prováveis motivos da adoção dos tijolos na construção dos poucos prédios que restaram de pé. A inspiração do seu formato remete às vilas inglesas que vieram a reboque da revolução industrial do século XIX. Modelo que já era utilizado inclusive na Schio dos grevistas. A influência do estilo dominante até então na colônia italiana, todavia deixou sua marca fazendo uma fusão entre estas duas culturas europeias. Os ventos das transformações do mundo dos negócios, porém levaram a mais mudanças na companhia que voltou a ser uma cooperativa, como nos pioneiros tempos daqueles intrépidos imigrantes grevistas. E as casas seguem lá como testemunhas vivas da história desta gente, que ontem alugavam simbolicamente de seus patrões, e hoje são donos do que acabou por ser tombado pelo patrimônio histórico. Presenteando o sul com mais este interessante legado, que ajuda a contar um pouco da eterna busca humana pela dignidade e prosperidade.







Como vistes ali em cima estamos com parceria com a Booking.com, onde tu podes encontrar hotéis nos destinos que comentamos aqui, ou onde você quiser neste mundão! Basta colocar o lugar, selecionar a data o clicar em pesquisar...

Também tem passeios incríveis pra fazer na serra gaúcha te esperando. Clique na caixa ou aqui e escolha! 

Se comprares algo destes dois parceiros, recebemos comissão que ajudará a seguir com nossa jornada... Obrigado pela tua parceira!



E a marca do seu negócio também pode estar aqui com link para o seu site... Consulte-nos em destinosdosul@gmail.com


Nenhum comentário: